smoking-tuxedo-look

Você já se perguntou porque o Smoking tem esse nome?

Se você entende um pouquinho de inglês, deve ter vindo a ideia de fumaça, fumante ou defumado na sua cabeça, certo? Pois é isso mesmo! O “Smoking Jacket” foi criado justamente para te proteger da fumaça.

smoking-jacket-history

A sua criação foi por volta de 1850, quando o periódico londrino Gentleman’s Magazine apresentou uma proposta do que seria um casaco ideal para quem gosta de fumar. A ideia era um tipo de robe de chambre, veludo, caxemira, plush ou flanela, revestido com cores brilhantes, ornamentada com algum tipo de estampa e botões grandes.

Essa peça foi muito usada pelos ingleses da época que costumavam fumar charuto ou cachimbo após as refeições. Mas foi o Príncipe de Gales, Edward VII, que fez o traje ficar popular também durante as refeições. Ele mandou elaborar um modelo de seda azul que ele costumava vestir para as refeições. Isto marcou o início de uma nova onda de aceitação entre os nobres, como uma peça que também serviria como traje de jantar.

… Pausa na história para conferir essa foto do Edward VII, quando já era Rei de Gales, usando um smoking mais reforçado, saia (kilt) e fumando um cachimbo na rua:

edward-vii-cachimbo

… Voltando …

Tempos depois um aristocrata norte-americano de nome James Potter teve um encontro com o Edward VII e ficou maravilhado com o Smoking Jacket, pedindo para fazer um para ele. Ao retornar para os EUA com a peça, ele começou a usá-la no Tuxedo Park Club, um clube de elite de Nova York.

Os colegas acharam a ideia sensacional e também copiaram. Foi assim que o Smoking acabou ficando famoso nos EUA como “Tuxedo” (nome usado até hoje).

tuxedo-history

Atualmente ele sofreu várias alterações, ficando com a estrutura parecida com a do blazer, porém com as lapelas maiores e, geralmente, de um tecido diferente (normalmente cetim). E também não é mais necessariamente um traje para quem vai fumar, mas sim para ocasiões mais formais.

Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.