A estampa de bolinha é uma das mais tradicionais na história da moda. Conhecida como poá (do francês), é o padrão de bolas espaçadas de maneira uniforme, de um ou diversos tamanhos e cores. Com uma rápida pesquisa sobre a origem da estampa, muitos livros indicam que surgiu a partir de um ritmo musical trazido pelos imigrantes europeus à América junto com suas vestes estampadas com bolinhas. Associaram a dança (chamada polka) com os dots, e assim surgiu o Polka Dots (poá em inglês). Pela internet vi que alguns associam o poá a Walt Disney. Lembra do figurino de Minnie Mouse? Ele surgiu com o filme, lançado em 1928. Segundo algumas fontes, o criador da personagem que ficaria conhecida por toda a historia, teria procurado algo que não estava na moda na época, para vestir a personagem com um figurino que marcasse para sempre. Faz sentido, né?

Independente da sua origem, foi na segunda metade do século XX que a estampa se popularizou nos trajes de banhos pelas mulheres. Sabe o “biquini de bolinha amarelinho”, regravado por Celly Campello? Foi uma versão de “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, lançada em 1960.

Hoje o poá é sinônimo de elegância, principalmente se for a preto e branco. E os homens estão usando o poá com tudo por ai, nos tamanhos e cores que a gente nem imagina, já faz um tempo. Já vi em muitas lojas a camisa comum, de botões. O melhor é que é uma peça que migra tranquilamente do o escritório à balada. E acho que o melhor tamanho para esse tipo de camisa é o menor e mais tradicional. As bolas maiores ficam melhores em t-shirs de malha ou camisas de mangas curtas, fica ate mais divertido. Insire-se nas imagens abaixo e monte seu look com o poá! Curte?






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.