O verão está chegando, e chegou a hora de mostrar o que foi usado no verão europeu para adaptarmos ao nosso gosto! Na verdade, cada país tem suas peculiaridades na moda, principalmente a masculina, mas não é novidade pra ninguém que há marcas que “ditam” mesmo o que você vai querer usar.

Assim como foi em 2010/2011, a coleção de verão da Prada foi uma das mais “inspiradoras” para o resto do mundo. Lojas de departamentos fizeram cópias fiéis, deixando todos incrédulos. Lembram do boom do color block? Pois é, do guarda roupa feminino ao masculino, foi impossível não se render à tendência, apresentada pela Prada na coleção de verão há uns anos atrás. O mesmo aconteceu com foram as listras e as estampas barrocas.

Agora, queridinha no guarda roupa do homem europeu moderninho é a estampa animada. Ela lembra um desenho animado, bem colorido, com miniaturas espaçadas em fundo branco. Lembra também desenhos feitos à mão. Foi na temporada de verão 2012 de lá que a estampa reapareceu e logo ganhou as ruas.

Digo que reapareceu porque, pesquisando a fundo, descobri que o padrão não é tão inovador assim. Foi lançado pela primeira vez por uma marca chamada Unknown, muito importante na década de 1960 e possui um acervo que tem uma grande importância na história da moda. Também viram acima que o último desfile de Alexandre Hechcovitch Men houve um padrão que me lembrou o mesmo da Prada. Sinal de que pode pegar por aqui! Veja abaixo a peça  de 1960:

Chamem do que quiser: cópia, inspiração, releitura… Seja como for, a gente sabe que isso está cada vez mais normal na moda de hoje, e o fato é que a estampa caiu nas graças do streetstyle e já está ganhando outras milhares de versões por marcas de todo o mundo. Veja o uso nas ruas:






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.